Toneladas de CO2eq Compensados
5.580
Tipo de Projeto
Metano
Bioma
Cerrado
Local
Salvador
Status
Ativo
Padrão
CDM
O Projeto de Gestão de Gases de Aterro Sanitário de Salvador da Bahia é uma iniciativa ambiental em Salvador, Brasil, que visa capturar e utilizar gás de aterro sanitário (LFG) para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e gerar energia renovável.
Conheça Mais
O Projeto de Gestão de Gás de Aterro Sanitário de Salvador da Bahia foi um dos primeiros projetos registrados no Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) no mundo, e o primeiro projeto a emitir Reduções Certificadas de Emissões (RCEs) no Brasil. O projeto está localizado no Aterro Metropolitano Centro, um aterro que recebe mais de 3.000 toneladas de resíduos por dia da Área Metropolitana de Salvador.
A planta iniciou suas operações em 2004, queimando gás de aterro, e foi atualizada para geração de energia em 2011. Atualmente, é a segunda maior usina de energia a partir de gás de aterro no Brasil e já emitiu mais de 8.000.000 RCEs.
Na usina de geração de energia, o gás de aterro é utilizado como combustível renovável para a geração de eletricidade em um equipamento de última geração com capacidade de 20 MW, fornecendo eletricidade para mais de 500.000 pessoas. O gás de aterro restante é queimado em uma flare de alta temperatura.
O projeto promove impactos positivos significativos para o desenvolvimento sustentável no Brasil.
- Primeiro, ao coletar e destruir/utilizar o gás de aterro, minimiza também o risco de explosões no local do aterro.
Localização












Quais são as ODS do projeto
O projeto Salvador da Bahia Landfill Gas Management Project contempla 4 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, sendo eles:

ENERGIA LIMPA E ACESSÍVEL
Garantir o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos. Este objetivo visa assegurar que todas as pessoas tenham acesso a fontes de energia confiáveis, sustentáveis e modernas para atender suas necessidades básicas, como iluminação, aquecimento, transporte e uso produtivo. Isso inclui promover o acesso a energia renovável, como solar, eólica e hidrelétrica, e garantir que a transição energética seja feita de forma inclusiva e equitativa, levando em consideração as necessidades das comunidades mais vulneráveis. Além disso, busca melhorar a eficiência energética e expandir o acesso a serviços energéticos em áreas rurais e remotas.

TRABALHO DECENTE E CRESCIMENTO ECONÔMICO
Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos. Este objetivo visa garantir que o crescimento econômico seja sustentável e inclusivo, criando empregos dignos e oportunidades de trabalho para todas as pessoas. Ele busca alcançar o pleno emprego produtivo e trabalho decente, além de promover a igualdade de oportunidades no mercado de trabalho, reduzir a informalidade e combater todas as formas de trabalho infantil e trabalho forçado. O ODS 8 também incentiva o desenvolvimento de políticas que apoiem o empreendedorismo, a inovação e o crescimento econômico em setores sustentáveis.

INDÚSTRIA, INOVAÇÃO E INFRAESTRUTURA
Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação. Este objetivo visa promover o desenvolvimento de infraestrutura de qualidade e sustentável em todos os setores, incluindo transporte, energia, água e saneamento. Ele busca aumentar o acesso a tecnologias e serviços de informação e comunicação, bem como promover o desenvolvimento industrial inclusivo e sustentável. Além disso, o ODS 9 incentiva a inovação e o investimento em pesquisa e desenvolvimento para estimular o crescimento econômico e resolver desafios globais.

AÇÃO CONTRA A MUDANÇA GLOBAL DO CLIMA
Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos. Este objetivo visa enfrentar os desafios decorrentes da mudança climática, incluindo a redução das emissões de gases de efeito estufa, a adaptação aos impactos adversos já ocorridos e a promoção de resiliência climática. Para alcançar esse objetivo, são necessárias ações em diversos níveis, desde o nível local até o internacional, visando à mitigação das emissões, ao desenvolvimento de estratégias de adaptação, à implementação de políticas ambientais e à mobilização de recursos para financiar medidas de combate à mudança climática. O ODS 13 reconhece a urgência de agir para evitar os piores efeitos da mudança climática e proteger o meio ambiente para as gerações futuras.