Toneladas de CO2eq Compensados
1.554,633
Tipo de Projeto
Agricultura Regenerativa
Bioma
Mata Atlântica
Local
Poços de Caldas
Status
Ativo
Padrão
CFS
O Terrus Carbon Coffee é um projeto inovador de agricultura regenerativa no Brasil, auditado sob o padrão Carbon Fair Standard, que utiliza uma tecnologia inovadora desenvolvida pela Quanticum para manejo de solo. Essa tecnologia nacional e pioneira permite o aumento da quantidade de carbono capturada e armazenada no solo, além da redução da emissão de gases de efeito estufa das práticas agrícolas. Com o projeto mais de 20 mil toneladas de carbono já foram capturadas da atmosfera, e mais de 200 pessoas beneficiadas.
Conheça Mais
O Terrus Carbon Coffee é um projeto inovador de agricultura regenerativa no Brasil, auditado sob o padrão Carbon Fair Standard, que utiliza uma tecnologia inovadora desenvolvida pela Quanticum para manejo de solo. Essa tecnologia nacional e pioneira permite o aumento da quantidade de carbono capturada e armazenada no solo, além da redução da emissão de gases de efeito estufa das práticas agrícolas. Com o projeto mais de 20 mil toneladas de carbono já foram capturadas da atmosfera, e mais de 200 pessoas beneficiadas.
O solo é o maior reservatório de carbono na natureza. De acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), o solo armazena aproximadamente quatro vezes mais carbono que a biomassa vegetal e três vezes mais que a atmosfera, tendo assim grande importância no ciclo do carbono, no combate ao efeito estufa e às mudanças climáticas.
Para um bom manejo do solo é necessário conhecer suas características físicas e químicas, para isso, geralmente uma série de amostras e testes são realizados e por vezes, essa avaliação ainda conta com a subjetividade do produtor.
O projeto Terrus Carbon Coffee traz nova tecnologia para a cultura cafeeira. Um novo sistema de estudo e preparo do solo para o plantio de café, com maior precisão na identificação do solo, redução na quantidade de amostras necessárias nesse processo de testes e que possibilitando o mapeamento de locais com maior potencial para estocar carbono.
De forma mais específica, essa tecnologia tem relação com a identificação e mapeamento de minerais presentes naturalmente nos solos por meio de técnicas de susceptibilidade magnética. Depois de diagnosticar qual o potencial natural do solo para armazenamento de carbono com sensor específico e adaptado para solos e biomas brasileiros, ajusta-se a recomendação e boas práticas mais adequadas para o ciclo agrícola, aumentando a permanência do carbono no solo. Todos os mapas e recomendações e balanços podem ser acessados direto pelo celular, facilitando sua implementação pelo produtor.
Localização
Quais são as ODS do projeto
O projeto Terrus Carbon Coffee contempla 4 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, sendo eles:
FOME ZERO E AGRICULTA SUSTENTAVEL
Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável. Este objetivo visa garantir que todas as pessoas tenham acesso a uma alimentação adequada, nutritiva e suficiente, erradicar a fome em todas as suas formas e garantir sistemas agrícolas sustentáveis que possam alimentar a população atual e futura de maneira equitativa e ambientalmente responsável. Isso envolve promover práticas agrícolas sustentáveis, fortalecer a resiliência dos sistemas alimentares e garantir o acesso equitativo aos recursos naturais e tecnologias agrícolas.
CIDADES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS
Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. Este objetivo visa melhorar a qualidade de vida nas áreas urbanas, promovendo o desenvolvimento urbano sustentável e garantindo o acesso equitativo a serviços básicos, como moradia adequada, transporte público, saneamento básico, energia e infraestrutura. Ele também busca tornar as cidades mais seguras, resilientes a desastres naturais e ambientalmente sustentáveis, protegendo o patrimônio cultural e natural e promovendo o desenvolvimento econômico inclusivo. O ODS 11 reconhece o papel crucial das cidades no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável globais e na promoção de um futuro mais justo e sustentável para todos.
AÇÃO CONTRA A MUDANÇA GLOBAL DO CLIMA
Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos. Este objetivo visa enfrentar os desafios decorrentes da mudança climática, incluindo a redução das emissões de gases de efeito estufa, a adaptação aos impactos adversos já ocorridos e a promoção de resiliência climática. Para alcançar esse objetivo, são necessárias ações em diversos níveis, desde o nível local até o internacional, visando à mitigação das emissões, ao desenvolvimento de estratégias de adaptação, à implementação de políticas ambientais e à mobilização de recursos para financiar medidas de combate à mudança climática. O ODS 13 reconhece a urgência de agir para evitar os piores efeitos da mudança climática e proteger o meio ambiente para as gerações futuras.
PARCERIAS E MEIOS DE IMPLEMENTAÇÃO
Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável. Este objetivo visa fortalecer a colaboração entre os países e entre os setores público, privado e da sociedade civil para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Ele busca promover parcerias inclusivas e multissetoriais, mobilizar recursos financeiros, tecnológicos e humanos, e fortalecer a cooperação internacional para apoiar os países em desenvolvimento na implementação dos ODS. O ODS 17 também enfatiza a importância da transferência de tecnologia, do desenvolvimento de capacidades e da criação de sistemas de monitoramento e relatórios para acompanhar o progresso em direção aos ODS. Ele reconhece que a realização dos ODS requer ação coordenada e colaborativa em níveis global, regional, nacional e local.