Toneladas de CO2eq Compensados
912,429
Tipo de Projeto
Preservação Florestal
Bioma
Amazônia
Local
Moju
Status
Ativo
Padrão
VCS
O projeto Maísa REDD+, voltado para a Floresta Amazônica, no Pará, combate o desmatamento e a degradação florestal, ajudando a reduzir as emissões de gases de efeito estufa e a preservar a biodiversidade. O contexto histórico da região é marcado por altas taxas de desmatamento, fato que reforça a importância da melhoria dos processos de monitoramento da área e a valorização da floresta em pé. Este projeto promove a conservação de espécies em perigo de extinção, como o Cuxiú-preto, e apoia atividades agrícolas e extrativistas sustentáveis.
Conheça Mais
A Floresta Amazônica Brasileira, sendo a maior floresta tropical do mundo, é um dos principais reservatórios de carbono. Não só ajudando no equilíbrio do clima, mas também protegendo 10% da biodiversidade mundial e gerando renda de forma sustentável para milhares de comunidades tradicionais.
O desmatamento e a degradação de florestas e as mudanças do uso do solo, que inclui agropecuária, contribuem em 24% de todas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) ao redor do mundo. Já no Brasil, essas atividades resultaram em 71% de todas as emissões em 2017 (SEEG, 2019). Embora a taxa de desmatamento brasileira tenha diminuído de 2004 a 2012, esses valores voltaram a crescer nos últimos anos. Portanto, é necessário trabalhar alternativas mais inovadoras e que valorizam a floresta em pé.
O que é REDD+ ?
REDD+ é um mecanismo que propõe um conjunto de ações de combate ao desmatamento por meio de atividades sociais, de clima e biodiversidade que resultam na Redução de Emissões provenientes de Desmatamento e Degradação Florestal somado (+) à conservação dos estoques de carbono florestal, manejo sustentável de florestas e aumento dos estoques de carbono florestal.
Quais são os benefícios em neutralizar emissões?
Localização
Quais são as ODS do projeto
O projeto Maísa REDD+ contempla 2 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, sendo eles:

AÇÃO CONTRA A MUDANÇA GLOBAL DO CLIMA
Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos. Este objetivo visa enfrentar os desafios decorrentes da mudança climática, incluindo a redução das emissões de gases de efeito estufa, a adaptação aos impactos adversos já ocorridos e a promoção de resiliência climática. Para alcançar esse objetivo, são necessárias ações em diversos níveis, desde o nível local até o internacional, visando à mitigação das emissões, ao desenvolvimento de estratégias de adaptação, à implementação de políticas ambientais e à mobilização de recursos para financiar medidas de combate à mudança climática. O ODS 13 reconhece a urgência de agir para evitar os piores efeitos da mudança climática e proteger o meio ambiente para as gerações futuras.

VIDA TERRESTRE
Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda da biodiversidade. Este objetivo visa garantir a conservação e o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, incluindo florestas, áreas úmidas, montanhas e terras áridas, bem como a proteção da biodiversidade e dos habitats naturais. Ele busca promover práticas de manejo sustentável da terra, restauração de ecossistemas degradados, conservação da biodiversidade, combate à desertificação e à degradação da terra, e prevenção da extinção de espécies. O ODS 15 reconhece o papel fundamental dos ecossistemas terrestres para a saúde do planeta, para a mitigação das mudanças climáticas e para o bem-estar humano.