Toneladas de CO2eq Compensados
6.607,948
Tipo de Projeto
Energia Renovável
Bioma
Mata Atlântica
Local
Lontras
Status
Ativo
Padrão
VCS
A Usina Hidrelétrica Salto Pilão, produz energia renovável com baixo impacto ambiental, diminuindo a dependência de usinas termelétricas a combustíveis fósseis e, consequentemente, reduzindo emissões de gases de efeito estufa. Localizada em Santa Catarina, a usina utiliza apenas 0,15 km² de área inundada para atender 1 milhão de habitantes. Para preservar os recursos naturais, foram implementados 24 programas ambientais que são continuamente monitorados, contribuindo para a sustentabilidade econômica e social da região. Com o projeto mais de 4.500 toneladas de carbono foram evitadas, e mais de 450 pessoas beneficiadas.
Conheça Mais
Localizada em uma área topográfica benéfica, não há necessidade de um grande reservatório de água, com apenas cerca de 0,15 km2 de área inundada para operar a usina, reduzindo significativamente o impacto ambiental em comparação com usinas com conceitos de operação mais tradicionais. A água transbordada e não aproveitada na geração de eletricidade segue o caminho natural do rio.
Também não há necessidade de realocar população local, o que muitas vezes é necessário com usinas hidrelétricas com reservatórios maiores.
Com sua implantação, foi garantida a geração de energia renovável, reduzindo a demanda do sistema elétrico nacional, evitando impactos negativos como a utilização de usinas termelétricas a combustível fóssil. O projeto promove a economia regional, aumentando a qualidade de vida das comunidades locais.
O projeto desenvolveu também 24 programas ambientais com o objetivo de preservar as riquezas naturais da região durante a construção do empreendimento os projetos que tratam aspectos físicos (água, solo, ar) quanto ao meio biótico (fauna e flora), são mantidos e monitorados até os dias hoje dando credibilidade ao trabalho desenvolvido.
Benefícios sociais
Localização
Quais são as ODS do projeto
O projeto Usina Hidrelétrica Salto Pilão contempla 2 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, sendo eles:

CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEIS
Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis. Este objetivo visa promover práticas de produção e consumo que sejam mais eficientes em termos de recursos, menos poluentes, gerem menos resíduos e causem um impacto ambiental reduzido. Isso inclui a promoção da eficiência no uso de recursos naturais, a redução do desperdício, a adoção de práticas de produção mais limpas e a implementação de cadeias de abastecimento sustentáveis. O ODS 12 também busca aumentar a conscientização sobre os impactos ambientais e sociais de padrões insustentáveis de produção e consumo, incentivando a adoção de estilos de vida mais sustentáveis e responsáveis.

AÇÃO CONTRA A MUDANÇA GLOBAL DO CLIMA
Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos. Este objetivo visa enfrentar os desafios decorrentes da mudança climática, incluindo a redução das emissões de gases de efeito estufa, a adaptação aos impactos adversos já ocorridos e a promoção de resiliência climática. Para alcançar esse objetivo, são necessárias ações em diversos níveis, desde o nível local até o internacional, visando à mitigação das emissões, ao desenvolvimento de estratégias de adaptação, à implementação de políticas ambientais e à mobilização de recursos para financiar medidas de combate à mudança climática. O ODS 13 reconhece a urgência de agir para evitar os piores efeitos da mudança climática e proteger o meio ambiente para as gerações futuras.