Toneladas de CO2eq Compensados
2.057,969
Tipo de Projeto
Preservação Florestal
Bioma
Amazônia
Local
Capela
Status
Ativo
Padrão
VCS
Localizado no norte do estado do Mato Grosso, dentro da área compreendida como Amazônia Legal, o projeto florestal Santa Maria ocupa 71.714 hectares de floresta nativa. Em uma área de intensa pressão de desmatamento, uma região conhecida como Arco do Desmatamento, a preservação florestal contribui significativamente para a redução das emissões de gases de efeito estufa, protegendo a biodiversidade local. Além de preservar o rio Aripuanã, o projeto evita a erosão, cria barreiras naturais contra incêndios, e gera 330 empregos locais, promovendo igualdade salarial e treinamento para a comunidade.
Conheça Mais
A Floresta Amazônica Brasileira, sendo a maior floresta tropical do mundo, é um dos principais reservatórios de carbono. Não só ajudando no equilíbrio do clima, mas também protegendo 10% da biodiversidade mundial e gerando renda de forma sustentável para milhares de comunidades tradicionais.
O desmatamento e a degradação de florestas e as mudanças do uso do solo, que inclui agropecuária, contribuem em 24% de todas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) ao redor do mundo. Já no Brasil, essas atividades resultaram em 71% de todas as emissões em 2017 (SEEG, 2019). Embora a taxa de desmatamento brasileira tenha diminuído de 2004 a 2012, esses valores voltaram a crescer nos últimos anos. Portanto, é necessário trabalhar alternativas mais inovadoras e que valorizam a floresta em pé.
O que é REDD+?
REDD+ é um mecanismo que propõe um conjunto de ações de combate ao desmatamento por meio de atividades sociais, de clima e biodiversidade que resultam na Redução de Emissões provenientes de Desmatamento e Degradação Florestal somado (+) a conservação dos estoques de carbono florestal, manejo sustentável de florestas e aumento dos estoques de carbono florestal.
Quais são os benefícios em neutralizar emissões?
Localização
Quais são as ODS do projeto
O projeto Santa Maria REDD+ contempla 5 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, sendo eles:
SAÚDE E BEM-ESTAR
Garantir uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades. Este objetivo visa garantir que todas as pessoas tenham acesso a serviços de saúde de qualidade, promover a prevenção e o tratamento de doenças, e reduzir as taxas de mortalidade infantil e materna. Além disso, busca promover o bem-estar mental e emocional, assegurar a cobertura universal de saúde e fortalecer os sistemas de saúde para enfrentar desafios emergentes, como doenças não transmissíveis e pandemias.
ENERGIA LIMPA E ACESSÍVEL
Garantir o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos. Este objetivo visa assegurar que todas as pessoas tenham acesso a fontes de energia confiáveis, sustentáveis e modernas para atender suas necessidades básicas, como iluminação, aquecimento, transporte e uso produtivo. Isso inclui promover o acesso a energia renovável, como solar, eólica e hidrelétrica, e garantir que a transição energética seja feita de forma inclusiva e equitativa, levando em consideração as necessidades das comunidades mais vulneráveis. Além disso, busca melhorar a eficiência energética e expandir o acesso a serviços energéticos em áreas rurais e remotas.
TRABALHO DECENTE E CRESCIMENTO ECONÔMICO
Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos. Este objetivo visa garantir que o crescimento econômico seja sustentável e inclusivo, criando empregos dignos e oportunidades de trabalho para todas as pessoas. Ele busca alcançar o pleno emprego produtivo e trabalho decente, além de promover a igualdade de oportunidades no mercado de trabalho, reduzir a informalidade e combater todas as formas de trabalho infantil e trabalho forçado. O ODS 8 também incentiva o desenvolvimento de políticas que apoiem o empreendedorismo, a inovação e o crescimento econômico em setores sustentáveis.
AÇÃO CONTRA A MUDANÇA GLOBAL DO CLIMA
Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos. Este objetivo visa enfrentar os desafios decorrentes da mudança climática, incluindo a redução das emissões de gases de efeito estufa, a adaptação aos impactos adversos já ocorridos e a promoção de resiliência climática. Para alcançar esse objetivo, são necessárias ações em diversos níveis, desde o nível local até o internacional, visando à mitigação das emissões, ao desenvolvimento de estratégias de adaptação, à implementação de políticas ambientais e à mobilização de recursos para financiar medidas de combate à mudança climática. O ODS 13 reconhece a urgência de agir para evitar os piores efeitos da mudança climática e proteger o meio ambiente para as gerações futuras.
VIDA TERRESTRE
Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda da biodiversidade. Este objetivo visa garantir a conservação e o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, incluindo florestas, áreas úmidas, montanhas e terras áridas, bem como a proteção da biodiversidade e dos habitats naturais. Ele busca promover práticas de manejo sustentável da terra, restauração de ecossistemas degradados, conservação da biodiversidade, combate à desertificação e à degradação da terra, e prevenção da extinção de espécies. O ODS 15 reconhece o papel fundamental dos ecossistemas terrestres para a saúde do planeta, para a mitigação das mudanças climáticas e para o bem-estar humano.